Oi

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Movimento dos "Sem Tela"

No próximo dia 29 de setembro, Varginha verá a manifestação mais aguardada pelos defensores do Movimento dos Sem Tela. Isso mesmo, os Sem Tela. Militantes na causa do "salvamento" do Cine Rio Branco em Varginha prometem uma passeata para sensibilizar a opinião pública. De acordo com a presidente do movimento, muito se fala, mas pouco se conhece sobre as reais intenções do grupo que quer que este patrimônio histórico da cidade seja preservado e restaurado. Segundo Sônia Terra, um dos maiores questionamentos é sobre o investimento de dinheiro público na recuperação do patrimônio, que é privado e de priopriedade de dezenas de herdeiros, os quais, parecem ter sido os grandes entraves para que as negociações a favor da venda ou aluguel do imóvel tivessem sucesso. A assessoria de imprensa da prefeitura de Varginha apresentou um documento que comprova que o atual prefeito perdoou uma dívida de IPTU de aproximadamente 200 mil reais que o imóvel possuía. De acordo com assessores, esta dívida foi perdoada como demonstração de boa vontade do poder público em facilitar a venda ou aluguel do imóvel. Já o Movimento dos Sem Tela acredita que a melhor solução seria a recuperação do bem pela iniciativa privada e a maior de todas as reivindicações: que a tela, considerada uma das maiores da América Latina, seja preservada. O único cinema que existe na cidade possui apenas uma sala de exibição e recentemente possuía duas, mas uma teve que ser fechada pela baixa frequência de público. Verdade seja dita 1: na era do blue ray, cinemas mais antigos do mundo inteiro fecham as portas engolidos pelas salas 3 D, com menos assentos e que emplacam apenas quando exibem os enlatados holywoodianos. Verdade seja dita 2: investir em cinema não é das melhores opções de mercado do momento mas, também como proposta do Movimento dos Sem Tela, o Cine Rio Branco pode se transformar em um centro de eventos ou em um centro cultural com outras opções de lazer, fora as salas de exibição. Há mais de 15 anos fechado, hoje, aplica-se a máxima: quem viver verá!  
Luciana Vanessa   

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tônio Carvalho ministrou palestra em Varginha

O Diretor das oficinas de Atores da Rede Globo, Tônio Carvalho, realizou na quarta-feira (23), uma palestra com o tema “Arte Educação e TV”. Foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), com duração de 2h30min. Tônio Carvalho é autor de literatura para crianças e jovens. Já recebeu inúmeros prêmios, sendo mais importantes os troféus Mambembe do Rio e de São Paulo, como autor, diretor e cenógrafo, o APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e o Coca-Cola de Teatro Infantil, também como diretor.

Para adultos é autor de “Norma”, em coautoria com Dora Castellar e “Levada à cena”, com Ana Lucia Torre e Eduardo Moscovis. Seus últimos trabalhos, ainda inéditos na categoria adulto, são: “A Noite dos Cisnes”, “Os Príncipes”, “Feridas de Deus”, “Vagas Estrelas”, “Primavera” ou “Minha namorada” e “Nocaute”. Na parte de literatura para jovens, assina as obras “Esta é a história de uma janela” e “Carmelita, a Tartaruga”, ambas da Editora Melhoramentos e “Coleção do Avesso”, da Editora Imperial Novo Milênio. No cinema, é autor dos roteiros de “Norma”, “É a mãe” (com Paulo F. Góes), “Na boca do lobo” e “Kim”. Nas artes gráficas, criou para a Rio Gráfica e Editora, atual Ed. Globo, as revistas “História Embaralhada” e “Canastra da Emília” para o programa “Sítio do Pica-pau Amarelo” da Rede Globo de Televisão.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

No dia 05 de setembro, Freddie Mercury completaria 66 anos


Freddie Mercury é um dos maiores ícones da música pop mundial
Se estivesse vivo, Freddie Mercury completaria 66 anos. Ele entrou para a história não apenas por ser o vocalista e líder do grupo Queen, mas também por ser considerado um dos melhores cantores de todos os tempos, foi inspiração para as novas gerações.

Para marcar a data, Freddie Mercury ganhou diversas homenagens ao redor do mundo como tributos, bandas cover's e até uma versão do cantor no jogo Angry Birds, que estampará algumas camisetas. Parte do dinheiro arrecadado foi destinado para a Mercury Phoenix Trust, instituição de caridade que ajuda pessoas com Aids no mundo inteiro - administrada pelos ex-integrantes do Queen, Brian May e Roger Taylor.
Freddie Mercury é um dos maiores ícones da música pop mundial. O cantor morreu em novembro de 1991, de broncopneumonia, em decorrência da Aids.
Confira um super sucesso do Queen: "I Want to Break Free"